Ciume é a
sigla de conveniência, imagem, utilidade,
mordomia e estimativa, elementos do composto de marketing atualmente
utilizado por diversas empresas prestadoras de serviço. Mais amplo que o
tradicional composto dos “4Ps” de marketing, ele é a chave do sucesso de um
negócio.
A conveniência é muito mais
relevante para o consumidor do que o ponto ou localização da empresa prestadora
de serviços. Na prática, o que o consumidor deseja é ter um restaurante bem
próximo quando sente fome, uma academia de ginástica na esquina da sua casa ou
um cinema de fácil acesso. Talvez isso explique o sucesso dos pequenos shopping
centers de bairros, que conseguem atrair público mesmo sem terem lojas-âncoras
ou um mix completo.
Mais
importante do que enfatizar a idéia de promoção é melhorar ou manter a imagem do produto ou serviço, de
tal forma que ele seja desejado e até mesmo disputado pelo consumidor. Por
exemplo, o valor de certas griffes
resulta justamente da imagem que elas conseguem criar e transmitir.
O consumidor
não está interessado nos atributos intrínsecos de um serviço, como a
intangibilidade, a inseparabilidade, a variabilidade, a perecibilidade e a
simultaneidade entre a produção e o consumo. O que lhe interessa é a utilidade e benefício resultante
desses atributos. As pessoas compram o que os serviços fazem e o que elas
querem ou esperam que eles façam por elas. Isso ocorre quando as
características dos serviços atendem às necessidades de uso e quando os benefícios
são identificados corretamente pelos consumidores a quem os serviços são
vendidos. Ou seja, quando alguém que entende de pneus sai para comprar um pede
largura 185 ou 215, na verdade está preocupado com a segurança e estética.
A mordomia, uma qualidade a mais
nos dias de hoje, é o que as pessoas almejam. Todos querem fazer suas
aquisições com o máximo conforto possível. Não basta vender um serviço, é
preciso assistir ao cliente para que ele possa obter satisfação com a venda.
Por isso é preciso estudar todos os meios de tronar o ponto-de-venda agradável
e sugestivo, donde a importância da localização e do Layout. O ideal é criar
outras facilidades que agreguem valor, tais como estacionamento, serviço de
entrega, cartões de crédito, atendimento rápido, informações de interesse e
orientações em geral. Assim é possível alcançar sucesso e conquistar um espaço
na mente do consumidor.
Aparentemente,
o preço é a primeira pergunta do cliente ao deparar-se com um produto ou
serviço que lhe interessa. Mas, na realidade, o que o motiva a realizar a
compra é o valor que o serviço representa. Tal estimativa normalmente inclui um aspecto subjetivo de valor
que importa muito mais do que um preço baixo.
Utilizando
essa moderna ferramenta de marketing, a empresa cria um diferencial e acaba por
atrair e conquistar clientes fiéis. Contudo, esse instrumento por si só não é
suficiente. É vital desenvolver técnicas com relação ao ambiente para concretizar
a idéia concebida a partir do composto CIUME.
Fonte: Spiller, Eduardo Santiago –
Gestão de serviços e marketing interno 3 ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV,
2006.
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